안녕 안녕 여러분!!!~
Se você pretende vir à Coreia, essa listinha pode ajudar a diminuir o “choque cultural” com algumas coisas do dia-a-dia!
∗ Confira o vídeo “Coreanices” com mais peculiaridades sobre a Coreia!
PEGANDO ÔNIBUS | Sabe aquela apreensão de esperar ônibus no Brasil, de não poder nem ver as horas no celular ou olhar pro lado, porque seu ônibus pode passar direto? E quando ele já está vindo, começar a dar sinal e ainda ficar com o braço estendido pra ele entender que é ELE que você quer pegar? Na Coreia, sem preocupações, o ônibus vai parar mesmo que você não faça sinal. Você tem tempo de ver o número dele e decidir se vai embarcar ou não.
ATRAVESSANDO A RUA | Embora o transporte público seja divino, tenha cuidado redobrado quando estiver andando na rua! Faixa de pedestre? Sinal verde pra pedestre? Calçada? PEDESTRES? A faixa de pedestre é mera formalidade, você pode até estar no meio da travessia que os carros vão desacelerar um pouco, ou desviar de você, mas raramente parar. Calçadas são um perigo com motos invadindo constantemente. E sim, eu sei que segurança no trânsito também não é essas coisas no Brasil, mas falando em nome de quem morou aí e agora está aqui: VOCÊS ESTÃO EM BOAS MÃOS (ou ruas).
ANDANDO NA RUA | A gente tem uma noção boa de espaço pessoal, se comprado à Coreia. Pelo menos umas vinte vezes por dia, você vai ter muitas topadas no ombro e sentir alguém respirando no seu cangote, mesmo que tenha espaço o suficiente para os dois andarem afastados um dos outros. Além de ter que fazer baliza com o corpo quando estiver em filas, porque quem estiver atrás de você vai estar beeem pertinho!
FAZENDO COMPRAS | Muitas vezes, você tem que pagar pela sacolinha plástica no mercado ou padaria. Mesmo que não tenha que pagar por ela, vai ter que pedir. Senão, eles vão achar que você pretende sair carregando tudo nas mãos mesmo. Claro que se for muita coisa eles acabam oferecendo, mas em outros casos, não.
CUMPRIMENTANDO | Os beijinhos na bochecha, abraço, tapinha nas costas, essas brasilidades, acabam precisando ter que se controladas aqui. Claro que, se você for muito, muito, muito amigo de um coreano, sem problemas, mas fora isso é uma reverência, um aceno de mão curto, um sorriso e olhe lá.
PAPEL HIGIÊNICO | Pode ir se acostumando a ver papel higiênico fora do banheiro. Ele é usado como guardanapo na maioria esmagadora dos restaurantes, tanto expostos na mesa como até naqueles contêineres de cabine de banheiro público, na parede. Afinal, é tudo papel, né? Em compensação, alguns banheiros não vão ter papel higiênico! Você vai precisar depositar 100 ou 500 wons num armário que te oferece um saquinho de papel — daqueles que a gente deixa na bolsa pra emergências, se algo molhar ou quando estamos gripados. Por isso, se for em algum banheiro público na Coreia, cheque antes!
ASSENTO DO BANHEIRO | Alguns banheiros, também, não são muito comuns aos nossos olhos brasileiros (ou pra boa parte do mundo.) Não há assento, o “lugar para fazer as necessidades” é rente ao chão, você tem que agachar. Para quem tiver que ir usando saia, não se preocupe, a maioria ainda são os banheiros convencionais!
TOMANDO BANHO | Dificilmente você vai achar um box pro chuveiro aqui. Geralmente, o banheiro é um pequeno cômodo com a pia, sanitário e um chuveiro, de mangueira, que você pode manipular com sua mão ou prender num gancho da parede pra transformar num chuveirinho. Alguns banheiros são tão pequenos que você tem que tomar cuidado pra não molhar tudo durante o banho!
Quer saber mais sobre a Coreia?
Dê like na page do Facebook & se inscreva no canal do Youtube!