FAQ

Tem alguma dúvida sobre vir estudar na Coreia, o programa do NIIED e afins? Confiram as perguntas feitas com mais frequência na lista abaixo e, se sua pergunta não estiver aqui ou se você quiser saber algo mais específico, meu Ask está sempre de portas abertas! ♥

SOBRE A BOLSA DE ESTUDOS & ESTUDAR NA COREIA

  1. O que é o KGSP?
    Korean Government Scholarship Program, um programa de bolsas de estudos do NIIED para graduação e pós-graduação para estudantes e profissionais formados em todo o mundo.
  2. Pode cursos de Artes no KGSP?
    Pode qualquer curso que não exceda a duração de 3 anos no mestrado e 4 anos no doutorado, contando o 1 ano de aprendizado da língua coreana que a bolsa oferece.
  3. Tem que saber inglês?
    Você tem duas opções: ou saber inglês bem e aprender coreano aqui, ou saber coreano mais que bem e ir direto para a pós-graduação. Saber mais ou menos dos dois, infelizmente, não tem muito peso.
  4. Eu tenho que ser um bom aluno no Ensino Médio pra conseguir a bolsa?
    Se você quiser para graduação, suas notas no Ensino Médio vão ser requisitadas. Se você quiser para pós, suas notas da graduação serão requisitadas. Sua média geral precisa ser acima de 80% para poder concorrer à bolsa. Vamos apenas pensar que o governo não vai querer investir o dinheiro dele nos seus estudos se você não é um bmo aluno.
  5. O dinheiro que você recebe é o suficiente para viver?
    Sim. Claro que tem que ter um controle, se você gosta de esbanjar dinheiro, vai precisar de uma reeducação em despesas para não sentir no bolso no final do mês.
  6. A entrevista é feita em inglês?
    Sim.
  7. Você aconselha escolher uma das Universidades S.K.Y?
    Seoul University, Korea University e Yonsei University são super renomadas e pesa em qualquer diploma, porém, você precisa pensar no seu currículo, na sua necessidade e lembrar que; essas Universidades mais rejeitam alunos do que aceitam, porque a procura é extremamente alta. Escolha as Universidades pelo currículo do curso e facilidades do campus e afins, não apenas pelo nome.
  8. É difícil estudar coreano aí?
    Depende do estilo de curso que você vier fazer. Cursos de verão, sem vínculo com algum curso posterior, são mais tranquilos — ainda são puxados, mas mais tranquilos. Os cursos de coreanos vinculados ao KGSP são extremamente puxados, principalmente se você começar do nível 1, porque em um ano você precisa aprender coreano pra poder cursar a graduação/pós-graduação. Além do mais, cada Universidade vai ensinar de uma forma, e digo pela Chungnam National University que aqui é muito puxado.

SOBRE A COREIA

 

  1. Os coreanos são preconceituosos com estrangeiros?
    Assunto delicado. Os casos de preconceito aqui chamam mais atenção que um no Brasil, nos EUA, porque, sinceramente, o preconceito aqui é mais por ignorância no sentido de que muitos coreanos, principalmente os mais idosos, simplesmente não estão acostumados com estrangeiros. Há 5, 8 anos, a Coreia não recebia o turismo que recebe hoje, então o preconceito aqui aumentou uma vez que a sociedade se deparou com um número de etnias que, no passado, eles raramente viam.
    Ao mesmo tempo, daqui 5 anos com certeza o preconceito vai diminuir (ainda vai existir, seja por ignorância ou simplesmente porque a pessoa é preconceituosa, porque existe gente assim em todo o canto). Os adolescentes não são tão preconceituosos porque “essa geração” já tem um entendimento claro da globalização, e as crianças já estão vendo negros, mulatos, loiros, ruivos, todos os dias nas ruas, então já vai fazer parte do senso deles que existem pessoas de todos os tipos. Acredito que aqui ainda vai melhorar nesse quesito, tá no começo, mas os coreanos em si são muito acolhedores.
  2. K-POP é mesmo famoso aí?
    Não precisa morar aqui pra saber; claro que é!
  3. O respeito pelos mais velhos é como vemos nos dramas e afins?
    Sim. Não só mais velhos, mas pessoas mais experientes que você também. O próprio idioma tem as definições bem claras para serem usadas em cada situação, e tem até verbos de respeito, além de partículas honoríficas, que difere dos verbos que você vai usar com seus amigos.
  4. Kimchi é gostoso? É muito apimentado?
    Eu adoro! Vai do gosto de cada um, mas eu gosto demais. E é apimentado sim, mas não é a comida mais apimentada da culinária coreana.
  5. Você recebe muitos olhares por ser estrangeira?
    Aqui em Daejeon, dependendo de pra onde eu vou, bastante. Alguns bairros são mais acostumados com os alunos estrangeiros, aqui por volta da Chungnam ou da Pai-Chai, e no metrô sempre rola uma conversa com alguma ajumma. ♥ Já em Seoul, é tão entupido de estrangeiro que, geralmente, ninguém liga.
  6. Eles comem carne de cachorro?
    Existem restaurantes ainda, mas nunca vi e nunca me ofereceram.

Algum comentário?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s